Seção de Ocultações da REA

Campanha: ocultação de HIP 1927 por (747) Prudentia

Última atualização: 28/08

          FORMULÁRIO DE REPORTE

             Como observar: ocultações de estrelas por asteróides.

             Cartas de busca: campo maior , 15º , , , 30'   (Steve Preston)

          Simulação de campo com Stellarium (Carlos Adib)

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Data e hora: 05/09/10 - 01:37 TU    -    **Em hora local: 22:37, noite do 4 para o 5 de Setembro (Sábado-Domingo)**

Duração máxima: 5,5s.

Magnitude da estrela: 8,5.

Queda de brilho: 4,4 magnitudes.

Mapa interativo de visibilidade (IOTA/Steve Preston/Derek Breit): http://www.poyntsource.com/New/Google/20100905_21223.HTM

Dicas de observação

        Apresentação:

        Na noite do 4 para o 5 de Setembro o asteróide (747) Prudentia irá ocultar a estrela HIP 1927, de magnitude 8,5. Este fenômeno será uma ótima oportunidade de se determinarem parâmetros físicos e orbitais do asteróide. Dentre esses parâmetros estão o seu tamanho, seu albedo e sua posição. Esta observação também pode fornecer dados da estrela, como uma eventual duplicidade.

        É destaque nessa ocultação o brilho da estrela: a estrela, da constelação de Peixes tem magnitude 8,5, sendo facilmente visível mesmo com pequenos instrumentos ópticos. Por esse motivo convidamos todos que quiserem se juntar à essa campanha a observarem a ocultação.

        Visibilidade:

        No Brasil essa ocultação será visível no leste de Santa Catarina e em grande parte do Rio Grande do Sul. O fenômeno também poderá ser observado do Uruguai, Argentina, Chile e de diversos países da África e da Europa. Já temos, inclusive, notícia de observadores na Itália, Alemanha, Eslováquia e Polônia, que acompanharão o fenômeno.

        A faixa de visibilidade passará por Porto Alegre (e região metropolitana). O mapa abaixo mostra algumas cidades na zona de visibilidade.

[No mapa, as linhas azuis indicam a faixa de visibilidade prevista. As linhas vermelhas indicam a faixa de incerteza, de erro 1-sigma. Observadores localizados entre as faixas vermelhas são encorajados a observar.]

Visibilidade

        Observadores:

        Todos os observadores e associações astronômicas localizadas nas proximidades da faixa de visibilidade estão convidadas a observar essa ocultação. Pedimos que os interessados entrem em contato conosco, pelo e-mail bgiacchini ARROBA yahoo.com.br .

        Os horários, aproximados, para a ocultação em algumas cidades cidades são:

Cidade Horário (Tempo Universal) - incerteza: 5s
Porto Alegre
01:37:40   TU

        Mais informações:

http://www.asteroidoccultation.com/2010_09/0905_474_21223.htm

http://www.poyntsource.com/New/Google/20100905_21223.HTM   (mapa de visibilidade)

Simulação no Stellarium da posição da estrela HIP1927. Nota-se o par Júpiter-Urano como bom balizamento para a estrela. (Carlos Adib)

Coordenação local: Carlos A. Adib (REA, Seção de Ocultações)


Página Principal