Secção Lunar da REA Brasil

Projeto: Topografia Lunar

Gerente de Projeto: Juan Miguel Hodar Munõz

Estudos topográficos de formações Lunares:

Crateras Raiadas

Crateras de Halo Escuro

Domos

Formações Incomuns

Esboços (Sketches)

Atlas Fotográfico Lunar

Outras formações

Introdução

Esboços da Lua por Galileu Galilei através de sua luneta de 33 mm

A Lua é um astro muitíssimo bem preservado em sua topografia e necessita ser mais bem estudada, porque ela ainda guarda muitos ''mistérios'' à serem desvendados.
Desde as civilizações mais primitivas o homem utilizou o desenho como a primeira forma de registrar eventos celestes observados a olho desarmado. Muitos destes primeiros registros pictográficos foram esculpidos em relevo e/ou desenhados principalmente em rochas e argila.

Com o avanço da tecnologia esses registros passaram a ser esboços em papiros e outros formatos de papel. Com o advento da luneta de Galileu Galilei os astros celestes começaram a ser desenhados como vistos através de instrumentos óticos. O primeiro desses registros foi o da topografia lunar executados pelo próprio Galileu com sua lunetinha de 33mm. Dessa forma, a humanidade tomou conhecimento que a Lua não era lisa e perfeita, que os ''mares'' não eram mares de água como os da Terra e muito mais.

Após a invenção da fotografia e das modernas técnicas de registros por imagens de vídeo e/ou digitais, e principalmente pelo mapeamento lunar pelas sondas espaciais a Lua passou a segundo plano, e fez com que a nobre arte do desenhofosse perdendo o interesse, e conseqüentemente foi sendo crescentemente abandonada dentro da astronomia observacional.

A Lua é o primeiro objetivo telescópico para a maioria dos astrônomos amadores e sem dúvida poucos deles não ficaram impressionados pelo que viram através das lentes. Porém, freqüentemente estas primeiras impressões não se desenvolvem em um interesse em longo prazo pela Lua. O baixo nível atual de interesse na Lua talvez se deva ao falso conceito que não ha mais nada de importante para ser aprendido de observações baseadas em terra que já não tenha sido feito pelas sondas espaciais, pelos astronautas e pelos grandes telescópios.

Um dos propósitos desse projeto é encorajar a retomada do estudo da topografia lunar através de imagens, seja por qualquer dos meios fotográficos ou desenhos, dos métodos e das técnicas da astronomia observacional, para aqueles que desejam registrar o que eles vêem na forma de desenhos. Com isso o observador atento ganha um entendimento mais profundo da topografia lunar, uma percepção mais acurada dos detalhes e nas mudanças da iluminação e sombras que ocorrem na superfície da Lua. Sob este aspecto é bem possível que podemos encontrar acidentes geográficos lunares que ainda não foram devidamente registrados ou nomeados; bem como perceber se ocorrem mudanças significantes na topografia do nossa satélite natural.

Observações, Estudos e Pequisa da Topografia Lunar

Crateras Raiadas e Sistemas de Raios

Crateras de impacto jovens que apresentam ejeta e sistemas de raios. (aguarde tutorial)

Estudos por Gruilherme Grassmann: Bright Lunar Rays Project - PDF

Crateras de Halo Escuro

Crateras e outras formações lunares que apresentam material escuro (mais escuro do que à da suas vizinhanças) em seu interior e/ou à sua volta. (aguarde tutorial)

Estudos por Guilherme Grassmann: Atlas Dark Haloe Crater - PDF

Mantos e Halos Escuros na Lua - PDF

Formações de Domos
(cúpulas lunares)

Prováveis formações de origem vulcânica e/ou extrusão de lava. (aguarde tutorial)

Os Domos de Hortensius - PDF

Formações Incomuns

Algumas formações lunares são bastante incomuns em relação às demais características lunares, com exemplo a formação conhecida como Ina (uma suposta caldeira lunar); e outras crateras que apresentam formas bizarras. (aguarde tutorial)

Artigo: Escape de gases expõem superfície fresca na Lua. R. Gregio - PDF

Região do Planalto Aristarchus - PDF

Esboços / Sketches

Ao realizar esboços das formações lunareso observador atento ganha um entendimento mais profundo da topografia lunar, uma percepção mais acurada dos detalhes e nas mudanças da iluminação e sombras que ocorrem na superfície da Lua. Além de fazer um registro impar em determinadas circunstâncias que só raramente poderam acontencer. Veja

Atlas Fotográfico Lunar

Projeto desenvolvido ao longo do tempo. Através de fotografias da Lua estamos montando um atlas selenográfica cujo objeto é dar subsídios às observações e aos estudos lunares em geral. Veja

Outras formações
Rilles, vallis, crateras concentricas, montes, crateras, cadeias de crateras, crateras unidas, etc. (aguarde tutorial)

Região de Hyginus - PDF


Galeria de Esboços (Sketches)

Tutorial - Fazendo esboços da Lua - PDF

A Lua dia por dia (roteiro para observação) - PDF

A Geologia Lunar (apostila) - PDF

Efemérides / 2007 - PDF

Atlas Fotográfico


Subsídios

Index

Contato com a Secção lunar