Visite o portal da REA

Projeto - Observação do Earthshine

Uma área de estudo que foi abandonada por muitos observadores é o exame da região de earthshine (luz cinzenta ou cinérea) da Lua. Esta área da Lua é uma fonte principal de fenômenos lunares passageiros que vem sendo informados por séculos.

O relato mais excepcional aconteceu na lua crescente de 26 de novembro de 1540. Uma xilogravura da Lua crescente feita em Worms, na Alemanha, mostra uma estrela entre os olhos do homem na Lua. Este evento foi extremamente luminoso e observado a olho desnudo. Este um único entre dúzias de exemplos de luzes como estrela e outras iluminações incomuns que foram testemunhadas na região do earthshine. Igualmente, nos tempos mais atuais observadores informaram estarem vendo a cratera Aristarchus iluminada no earthshine sem ajuda óptica.

Um estudo realizado no hemisfério norte por David O. Darling sobre a região do earthshine, mostrou que certos períodos do ano são mais favoráveis para observação que outros. Isto é aparente quando você vê a lua crescente alta no oeste em sua inclinação mais boreal. Se a Lua está no sudoeste é muito difícil de ter uma boa visão do earthshine devido a extinção atmosférica. Obstruções no horizonte podem dificultar um programa próspero também ao longo do horizonte.

Quando fazendo estudo de earthshine pode ser necessário fazer uma viagem pela estrada em busca de um local de observação que provê a melhor visão. Se este é o seu caso, você pode precisar de um instrumento mais portátil e fácil de transportar para fazer da sessão de observação uma excursão conveniente e não um pesadelo de logística. Quando se começa um estudo do earthshine da Lua fica aparente que precisamos de um valor standard (padrão) para estimar a sua intensidade de brilho, semelhante ao que é usado durante o eclipse total da Lua. Dessa forma, David O. Darling estabeleceu uma escala com alcance de 0 a 5, com o earthshine mais escuro em 0 e o mais luminoso em 5. Veja a

Escala David O. Darling para Intensidade de Brilho de Earthshine

Por que observar o Earthshine?

Desde muito tempo é sabido que o efeito Earthshine ou luz cinérea (cinzenta) se refere ao reflexo da Luz solar incidente na Terra e parte dela volta ao espaço se refletindo na região não iluminada da Lua. Também é levada em conta a condição do albedo das diversas regiões do nosso Planeta. Assim, dependendo dos níveis de poluentes, da camada de nuvens em nossa atmosfera e do albedo, o Earthshine vai ser mais ou menos luminoso. Dessa forma se pode avaliar as condições da Terra observando a Lua. Existem estudos do Earthshine promovidos pela NASA e outras instituições que são utilizados na calibragem de satélites em órbita da Terra.

Outro fator importante para observação da luz cinérea se refere, como vimos acima, a propícia ocasião que se apresenta para observação de algum possível fenômeno transitório lunar (TLP), como por exemplo, impacto de meteoritos na Lua, e outros efeitos incomuns de luminosidade, azulamento, etc.

Para o observador amador, a luz cinérea pode ser observada tanto a olho desarmado como com binóculos, lunetas e telescópios de diversos. Fotografias são aconselhadas para possíveis comparações de outras tomadas mês a mês logo após a Lua Nova, até a idade de 6 dias muito facilmente.

Um fator que pode comprometer a observação de um TLP e da luz cinérea é o seeing, isto é, como vemos a imagem da Lua através das lentes dos instrumentos em decorrência das condições de turbulência atmosférica dentro e fora do tubo do telescópio. Veja a tabela para estimativas de seeing segundo Escala Antoniadi de Seeing .

Para reportar estimativas e observações do Earthshine é preciso que anotemos alguns dados importantes tanto da Lua como da Terra, quando no momento da observação. Veja o tutorial e a ficha de reporte


Enviar reporte (Em Assunto coloque: Secção Lunar Reporte Earthshine)

Formulário Simplificado (em PDF)

Reportes


Campanhas

Subídios

Index