BANCO DE DADOS / LOGIN
usuário:
senha:
cadastro?
MENU

HOME
SOBRE NÓS
ASSOCIAR
INICIANTES
BOLETIM SUPERNOVAS
LINKS
REPORTES
3ª CONVENÇÃO REA
REA COMO TESE DE DOUTORADO


CATÁLOGOS

ESTRELAS VARIÁVEIS
CATALOGO REA/BRASIL


SEÇÕES

ECLIPSES
COMETAS
ESTRELAS VARIÁVEIS
OBSERVAÇÃO SOLAR
MERCÚRIO E VENUS
MARTE
LUNAR
BUSCA DE SUPERNOVAS
ASTROFOTOGRAFIA

 

Sobre Nós

Atividades

A Rede de Astronomia Observacional (REA) foi fundada em 10 de janeiro de 1988 por um grupo de astrônomos amadores interessados em trabalhos de natureza exclusivamente observacional em Astronomia, e visando a utilização dos dados obtidos em pesquisas e trabalhos de cunho científico. A REA é, portanto, uma Rede informal de observação astronomica amadora, com seus membros espalhados por todo o território nacional, realizando continuamente as observações programadas e registrando seus resultados de forma sistemática. Apesar deste trabalho ser realizado em base individual, as técnicas e a metodologia são padronizadas pela Rede, de forma compatível com aquelas praticadas por entidades internacionais congeneres. Essa padronização é indispensável para que os resultados apresentem consistência entre si e, portanto, possam vir a ser utilizados como base de dados para trabalhos de natureza científica. Desde sua fundação e até fins de 1998, a REA desenvolveu 232 Projetos Observacionais e realizou cerca de 22400 observações nos diversos campos da Astronomia Observacional onde atua. Todas essas observações estão disponiveis em um Banco de Dados informatizado, compativel com ambiente Windows.

 

Estrutura

Desde fevereiro de 1999, a REA tornou-se uma entidade totalmente virtual ; as comunicações entre seus observadores são portanto feitas exclusivamente via Internet. A estrutura da REA compreende:

  • Uma "lista interna" entre os membros da REA na Internet, denominada REANET. Nesta lista são efetuadas diariamente as comunicações entre os observadores, o reporte de observações realizadas, alertas, etc. A REANET não é aberta ao público em geral : participam dela apenas os membros da REA (ou seja, o quadro de associados da REA é exatamente o dos participantes da REANET ) . Se você já tem experiencia observacional e deseja se juntar ao grupo, poderá solicitar sua inscrição gratuita por e-mail nesta Homepage, na secção "Fale conosco" ou através do contato direto com o coordenador de área. Serão solicitados certos pré-requisitos para sua inscrição, entre os quais os principais são um nivel mínimo de conhecimento astronomico teórico, e experiencia observacional demonstrada.
  • Uma "segunda lista interna" denominada CONREA, liga os membros do Conselho Consultivo da REA. Este conselho é formado por 15 a 20 membros e auxilia o coordenador geral na administração e nas decisões a serem tomadas pelo coordenador.
  • Uma Homepage Central (esta em que você está agora), aberta ao público e que se destina a divulgar as atividades da Rede, noticias e resultados de observações realizadas, alertas observacionais sobre fenomenos de interesse, artigos e reduções efetuadas pelos membros da REA, astrofotografias, além de dados estatisticos sobre nossas atividades e links para os principais sites astronomicos amadores e profissionais, no Brasil e no Exterior. A Homepage Central é também o "portão de entrada" para se acessar as Homepages das diversas seções Observacionais da REA, através de links na página de abertura.

 

Homepages das Seções Observacionais:

De um ponto de vista técnico, a REA é dividida em diversas seções Observacionais, que correspondem aos diferentes campos de interesse astronômico e de observação. Cada uma dessas áreas possui uma Homepage autorizada especifica (que pode ser acessada através da página de abertura da HP central, e possui links para retorno a esta, para facilitar sua navegação). Cada Secção é dirigida por um ou mais Coordenadores, escolhidos entre os associados com maior experiência em cada área específica, e que são também os responsáveis pela manutenção do site de sua área. Estão disponiveis até o momento as seguintes Homepages de seções, listados abaixo com os respectivos coordenadores :

  • Estrelas Variáveis ( homepage "Argo Navis") - José serrano Agustoni (Porto Alegre)
  • Planetas Inferiores (Mercurio e Venus) e SETI -( homepage "Terra Ishtar") - Claudio Brasil Leitão Jr. (São Paulo, SP)
  • Marte - Nelson Falsarella (São José do Rio Preto, SP)
  • Solar - ( homepage "Jean Nicolini" ) - Paulo Roberto Moser (Vinhedo, SP)
  • Cometas - Alexandre Amorim (Florianópolis, SC)
  • Astrofotografia - Marco De Bellis e José Carlos Diniz (Rio de Janeiro, RJ)
  • Eclipses - (homepage "Lunissolar") Hélio C. Vital (Rio de Janeiro, RJ)
  • Lunar - Rosely Gregio (Mococa - SP)

Encontram-se em fase de elaboração ou planejamento e deverão estar disponiveis brevemente as homepages das áreas: Fotometria CCD e Ocultações, complementando assim as áreas de trabalho da REA.

 

Reportes da REA

Os tradicionais "Reportes" da REA, que têm sido editados desde sua fundação, são o único ítem não-virtual da Rede. Tratam-se de publicações impressas (usualmente com 60 a 70 páginas), e que são distribuídos exclusivamente à comunidade astronômica amadora brasileira e de diversos países de fala espanhola , bem como a diversos astronomos e instituições profissionais brasileiras. Os Reportes sintetizam, através de artigos e "papers" preparados pelos próprios associados (e, eventualmente, por convidados), as principais conclusões, análises e resultados obtidos. Um resumo dos artigos publicados nos diversos Reportes e seus autores, e arquivos em formato PDF podem ser encontrados nesta Homepage.

 

Interação com outras entidades

A REA não edita publicações para o publico leigo em geral, nem se dedica regularmente como entidade à divulgação astronomica para o grande público. Longe de qualquer consideração negativa em relação a essas atividades, o motivo básico é o foco da REA na área técnico-observacional, o que impossibilita - por falta de tempo disponível - os trabalhos do grupo naquelas outras atividades. Consideramos ainda que existem no cenário astronomico nacional outras entidades (como os Planetários Municipais ou os clubes de astronomia regionais) que já exercem as atividades de divulgação com alto grau de competência. Naturalmente, a REA mantém o melhor relacionamento com tais entidades e nada impede que os membros da REA delas participem em caráter individual (o que por sinal é muito frequente). Os resultados de observações efetuadas por diversos observadores da REA têm sido enviados a muitos centros astronomicos internacionais, de acordo com a área específica de interesse. Tipicamente, esses resultados serão agregados àqueles obtidos por outras Redes congeneres existentes em outros países, formando uma base de dados significativa e que possa permitir uma utilização científica dos mesmos. Resultados e fotografias obtidos por associados da REA tem sido também publicados em revistas especializadas na Brasil e no Exterior. Finalmente, a REA tem mantido excelente contato com diversos astronomos profissionais brasileiros, e mesmo alguns em outros países . A interação entre amadores e profissionais em Astronomia é uma tendencia mundial, e nem a REA nem qualquer outra entidade amadora séria tem a pretensão de substituir ou competir com o trabalho profissional - mas apenas fornecer dados que, se obtidos de forma sistemática, possam contribuir para trabalhos de pesquisa da comunidade cientifica.

 

 

 
copyright REA Brasil © 2008
manutenção: Edvaldo J. Trevisan