Página Solar Jean Nicolini
obituário de Pierre Cugnon
home | Jean Nicolini | Tutoriais | Observações | Observadores | ROSEP | Eclipses | Imagens Rea | Sites Solares | Bibliografia




Pierre Cugnon
(17 abril 1940 - 18 outubro 2004)


Informamos com grande pesar a inesperada morte de Pierre Cugnon, em 18 de outubro de 2004, devida a complicações provenientes de uma cirurgia cardíaca.

Pierre Cugnon nasceu em 17 de abril de 1940, em Bertrix, uma pequena cidade da Bélgica. Desde o início direcionou sua carreira científica para o Departamento de Física Solar do Observatório Real da Bélgica. Depois de estudar na Universidade de Liège, onde obteve o doutoramento no campo da polarização interestelar, passou a fazer parte do Departamento em 1968. Trabalhando inicialmente em observações fotométricas e cromosféricas na estação Uccle, ele desenvolveu um programa de polarimetria coronal, o que lhe permitiu liderar 4 expedições para observação de eclipses solares totais, de 1980 a 1998. Em 1990, desempemhou papel chave na promoção da participação da Bélgica no instrumento SOHO EIT, permitindo à equipe solar do Observatório Real da Bélgica tornar-se, por mais de uma década, um grupo proeminente no que é hoje a pesquisa espacial sobre o Sol.

Em 1994, Pierre Cugnon tornou-se simultaneamente Chefe do Departamento e Diretor do Sunspot Index Data Center, SIDC, hospedado pelo Observatório Real da Bélgica desde 1981. Na última década, ele usou muito de seu tempo e de sua energia liderando essa equipe e seu trabalho com dedicação, imprimindo nela sua marca e visão pessoal. Juntamente com K.Denkmayr, ele desenvolveu, por exemplo, o "Método Combinado" usado até hoje no aperfeiçoamento das previsões dos índices de manchas solares, e introduziu um controle de qualidade relativamente aos dados produzidos pelo SIDC. O maior passo foi a adição ao SIDC do Centro Europeu Regional de Alertas de ISES, previamente hospedado no Observatório de Paris-Meudon. Desde então o SIDC expandiu continuamente seus serviços sob o novo nome de "Solar Influences Data Analysis Center". Na estrutura daquelas atividades, Pierre Cugnon foi ainda membro ativo de vários comitês e organizações.

Ele será ainda lembrado por sua rica cultura e por suas maneiras humildes, gentís e pacientes no relacionameto com os colegas e na liderança de sua equipe. Deixou esposa e duas filhas.



Fonte: Obituário publicado na Internet