Seção de Ocultações da REA

Ocultação de estrela pelo trans-netuniano Varuna, 19 de Fevereiro, 2010

ALERTA!! Ocultação estelar por Varuna 19 / fev / 2010

Felipe Braga Ribas, Observatório Nacional - ribas ARROBA on.br

No próximo dia 19 de fevereiro o objeto transnetuniano (20000) Varuna irá ocultar uma estrela de magnitude 11.

Há uma boa probabilidade de que a ocultação possa ser observada nas regiões centro e norte do país (vejam o mapa [abaixo]). Gostaria de pedir àqueles que possuem telescópio e uma câmera de video, webcam ou, ainda melhor, um CCD, que se mobilizem para realizar tal observação. Temos poucos contatos nesta região e a observação de várias estações é fundamental para podermos determinar parâmetros físicos deste distante corpo do sistema solar.

Mapa de visibilidade da ocultação Clique na imagem para vê-la em tamanho original.

A única maneira a partir da Terra que temos para determinar o tamanho, forma e presença de atmosfera nos objetos transnetunianos é através das ocultações estelares, e ainda não há na literatura nenhum evento do tipo observado, além de eventos envolvendo Plutão e Caronte.

A estrela a ser ocultada é a UCAC2 41014042 de magnitude visual 11,1 de coordenadas J200 AR= 07h 29m 22.49s e DEC= 26g 07m 23.22s. É previsto que o evento ocorra às 21h08min do horário de verão de Brasília (23:08 UTC) do dia 19 de fevereiro de 2010.

Aqueles que puderem colaborar, ou conheçam alguém que possa se interessar, por favor, respondam este e-mail, pois em breve teremos novas informações.


Abaixo algumas dicas para a observação.

- Em anexo, seguem imagens do céu centrado na estrela de ocultação com tamanho de 30x30 minutos para ser utilizada como busca, e um campo de 5x5min para aqueles que puderem selecionar um região pequena do céu, contendo a estrela de ocultação e as estrelas de calibração para fotometria.

- Comesse a observar 30 minutos antes do evento e pare só 30 minutos depois, uma vez que incertezas na posição podem levar a grandes diferenças de instante central.

- Como o tempo de exposição será curto, somente as estrelas (ocultação e calibração) estarão visíveis nas imagens, e quando o evento iniciar, a estrela de ocultação será encoberta por Varuna, isto é, desaparecerá das imagens.

- O tempo de exposição deve ser curto, preferencialmente não maior que 5 segundos já que a máxima duração do evento é de 48s.

- Evite tempo morto entre as imagens. Por exemplo, não há muita vantagem em ter uma exposição de 1s se o tempo de para se ler/salvar o arquivo for 6s, pois a maior parte dos fótons serão perdidos. Neste caso é melhor ter um tempo de exposição de 6s, para que pelo menos 50% dos fótons sejam  coletados. Se possível utiliza somente um pequena área do CCD onde estejam a estrela de  ocultação e de calibração. Isto reduz o tempo de descarga da imagem.

- Cuidado que alguns detectores (câmeras de video, webcams,...) tentam compensar automaticamente as variações de brilho. Procure desativar tal função, e ajuste o GAMMA = 1 ( ou "NO GAMMA).

- Certifique-se que o tempo registrado em cada imagem corresponde à um tempo absoluto (http://pcdsh01.on.br/). Para isto sugerimos o  uso de gps, quando possível, ou programas para a sincronização do relógio do computador (http://pcdsh01.on.br/SincronismoPublico.html ou AboutTime por exemplo). Isto é muito importante para a reconstrução da geometria do evento a partir de várias estações.

- Realize testes (se possível na noite anterior) de apontamento, guiagem, aquisição de imagem. Como o evento é no principio da noite, o tempo será curto para testar tudo no dia do evento.

- Finalmente, tome bias (exposições rápidas com o obturados fechado) e flats (imagens de uma placa branca homogeneamente iluminada).

- NÃO DEIXE DE ENVIAR UM RELATÓRIO de observação em qualquer caso, seja tempo fechado, problemas técnicos ou ocultação negativa ou positiva. Todos que participarem da campanha participarão das possíveis publicações!

Nós observaremos dos telescópios do Observatório do Pico dos Dias do LNA em Brasópolis (MG).
Fico a disposição para qualquer esclarecimento.

Aguardo vossa resposta. Atenciosamente Felipe Braga Ribas
(Observatório Nacional) pelo grupo do Rio: Roberto Vieira Martins (ON), Marcelo Assafin (OV/UFRJ), Julio Camargo (ON), Alexandre Andrei (ON), Dario da Silva Neto (UEZO) em colaboração com Bruno Sicardy (Obs Paris/França).


Campos para localização da estrela:

Campo estelar 30'x30' Campo estelar 5'x5'
Campo 30'x30' (clique na imagem para vê-la em tamanho original) Campo 5x5min

Voltar para a Campanha Varuna

Página Principal