Seção de Ocultações

Programas de computador

        Atualmente existem vários e excelentes programas computacionais para ajudar o trabalho do observador de ocultações. Listamos aqui os principais deles. Vale notar que todos eles são gratuitos e em inglês. Estamos à disposição para tentar esclarecer possíveis dúvidas sobre a utilização dos mesmos.

OCCULT

Occult – Programa criado e mantido por Dave Herald (Austrália). Possui vários recursos e funções tanto para a previsão de ocultações quanto para a análise e envio de reporte das observações. Gera previsões de ocultações lunares, asteroidais, eventos mútuos entre os satélites de planetas jovianos, pérolas de Baily para eclipses solares. Também permite o envio do relatório da observação para o coordenador local responsável. Neste programa estão disponíveis todos os arquivos de observações de ocultações reportados ao RGO (Royal Greenwich Observatory), ao ILOC e à IOTA.

Página do programa: http://www.lunar-occultations.com/iota/occult4.htm

As atualizações podem ser obtidas na nossa página de “Notícias”, quando houver.

LOW

Lunar Occultation Workbench (LOW) – Programa criado e mantido por Eric Limburg. Gera previsões de ocultações de estrelas pela Lua. É muito útil para ocultações de estrelas duplas ou múltiplas por mostrar a configuração das componentes da estrela no momento da ocultação.

Página do programa: http://low4.doa-site.nl/

Download direto: http://www.astro.rug.nl/~nvws/DOA/low4.msi

AOPS

AOPS – Programa em DOS para a determinação da Equação Pessoal (ou tempo de reação) do observador no momento da ocultação. Este programa foi feito inicialmente com o propósito de servir aos observadores de ocultações de estrelas por asteróides, mas também é de grande utilidade para quem observa as lunares. Ele simula uma ocultação de uma estrela por asteróide. Sempre é a estrela do centro do campo que é “ocultada”. Quando a estrela diminui de brilho (fica cinza), o observador aperta qualquer tecla do teclado e o programa calcula o tempo de reação do observador. Passados alguns segundos a estrela “reaparece”, possibilitando mais uma vez a determinação da Equação Pessoal. Sugerimos que o observador faça este teste algumas vezes antes de observar uma ocultação, pois isso serve como treinamento e possibilita uma cronometragem mais precisa (além de ser um bom método de determinação da Equação Pessoal).

Página do programa: http://www.lunar-occultations.com/iota/aops.htm

Download direto: http://www.lunar-occultations.com/iota/aops.exe

OccultWatcher

OccultWatcher – Criado e mantido por Hristo Pavlov. Programa destinado aos observadores de ocultações de estrelas por asteróides e objetos trans-netunianos, e também de fenômenos mútuos dos satélites de Júpiter, Saturno e Urano. Além de calcular as previsões de ocultações para um dado lugar, possibilita o contato entre os observadores que tentarão observar determinado fenômeno, sendo útil na organização de campanhas observacionais.

Página do programa: http://hristopavlov.net/OccultWatcher/OccultWatcher.html 

Download direto: http://hristopavlov.net/OccultWatcher/OWSetup.msi

Google Earth

Google Earth (em português) – utilizado por outros programas para funções complementares. O Occult e o OccultWatcher o utilizam, por exemplo, para gerar mapas de visibilidade de ocultações, plotar a projeção do limbo lunar na superfície da Terra, mostrar a localização dos observadores, etc. Também pode ser utilizado para se determinar a localização (coordenadas) do local de observação, caso o observador não disponha de um aparelho GPS.

Página do programa: http://earth.google.com.br/

Beeper Sync

Beeper Sync – Programa que, entre outras funções, gera pulsos sonoros a cada segundo, bem como a hora escrita na tela do computador. É uma boa alternativa a fontes de sinal horário como o rádio ou o telefone, desde que se tenha uma conexão rápida de Internet. Sugerimos que o observador, alguns minutos antes e depois da ocultação, ligue para a “Hora falada” do Observatório Nacional (21 2580-6037) e confira se os sinais do Beeper Sync estão coincidindo com os do Observatório Nacional. Só utilize este programa se os sinais estiverem coincidindo.

Pode ser baixado na página do Hristo Pavlov, seu criador: http://hristopavlov.net/BeeperSync/
Lunar Report Editor

Lunar Report Editor – Editor de reportes do programa Occult. É disponibilizado separadamente do Occult somente para o envio de reportes de ocultações lunares para o coordenador local responsável.

Download direto: http://www.lunar-occultations.com/occult4/lunarreport.zip

LinOccult Para usuários de Linux. http://andyplekhanov.narod.ru/occult/occult.htm
Catálogos XZ e ZC para Cartes du Ciel Catálogos estelares XZ e ZC para serem usados com o programa Cartes du Ciel. Colaboração de Alexandre Milito.

Página Principal