Seção de Ocultações

Atualizações do programa Occult

06/01/2010 - Breno Loureiro Giacchini

            No decorrer das últimas semanas ocorreram algumas importantes atualizações no programa Occult. Mencionaremos aqui as principais novidades nas versões 4.0.7 e 4.0.8.6, bem como informaremos do procedimento de atualização.

Versão 4.0.7.0

            Como escreve Dave Herald, criador do Programa, “[as mudanças] estão relacionadas à implementação do catálogo UCAC3, à capacidade de comparar posições estelares de diferentes catálogos no contexto de previsões de ocultações asteroidais; algumas mudanças ligadas à estrelas duplas – tanto para ocultações lunares quanto para as asteroidais –, revisão nas informações do catálogo XZ para ocultações lunares e revisões nas observações históricas”.

            Para informações sobre essas atualizações do Occult sugerimos a leitura do texto escrito pelo Dave Herald, em inglês: http://www.lunar-occultations.com/iota/occult407notes.pdf

Versão 4.0.8.6

            Esta versão trouxe como grande novidade o uso dos mapas de limbo lunar confeccionados com dados da missão Kaguya. Esses mapas são mais precisos que as Cartas de Watts, permitindo previsões e análises com maior exatidão. (Para mais informações sobre a importância da missão Kaguya no contexto das ocultações lunares, sugerimos a leitura dos textos A sonda Kaguya e o limbo lunar: previsões de ocultações rasantes com melhor precisão e Uma reflexão sobre a importância das ocultações lunares no passado e na atualidade.)

COMO ATUALIZAR O SEU OCCULT:

            Faça o download do arquivo em http://www.lunar-occultations.com/occult4/occult408update.zip . Esta pasta deve ser descompactada e os arquivos devem ser colocados no diretório '...Arquivos de Programas\Occult 4'. Feito isso, inicie o programa Occult. Caso você tenha a versão 4.0.6, na seção de “Downloads”, atualize os arquivos

em “General downloads”: “Download All the above”;

em “Static data files”:

1 – XZ Catalogue: essa atualização é realmente importante. Possivelmente o programa não realizará as previsões de ocultações lunares sem ela.

2 – Historical files of Lunar Occultations;

3 – Kaguya Lunar limb;

4 – Kaguya Hi-res data;

5 – WDS catalog;

6 – Interferometric catalog;

7 – AAVSO variables.

            Caso a sua versão do Occult seja anterior à 4.0.6, você também deve atualizar os dois arquivos:

Tycho2 catalogue;

JPL Planetary ephemeris.

            Mais informações na página do Occult: http://www.lunar-occultations.com/iota/occult4.htm .

No caso de dúvidas, contacte-nos pelo endereço eletrônico bgiacchini ARROBA yahoo.com.br .


Arquivo de notícias

Página Principal