Seção de Ocultações da REA


Campanhas Especiais: Setembro/2012

        O mês de setembro traz algumas ocultações de estrelas mais brilhantes que a quarta magnitude, além de duas ocultações planetárias. É uma excelente oportunidade para que os clubes de Astronomia divulguem as Ocultações Astronômicas, seus métodos de observação e sua importância. Para os interessados em astrofotografia, a Seção de Ocultações abrirá uma página para divulgar as fotografias obtidas pelos observadores brasileiros. Caso queira publicar sua foto, mande um e-mail para bgiacchini ARROBA yahoo.com.br , com a imagem, seus dados técnicos, um título para a foto, nome do fotógrafo, sua localidade e o nome do grupo de Astronomia do qual é membro.

        Caso você esteja começando agora a observar ocultações lunares, leia aqui sobre como observar esses fenômenos.

Ocultações notáveis em setembro:

Listamos abaixo as ocultações lunares de mais fácil observação durante o mês de setembro.

Para mais informações sobre esses eventos, clique na chamada da ocultação. Você será levado à página correspondente no excelente blog Sky and Observers, de autoria de Antônio Rosa Campos (CEAMIG, REA/Brasil, AWB).

08/09 - Ocultação de Júpiter pela Lua (ocultação diurna)

08-09/09 - Ocultação de zeta Tauri (mag. 3,0) pela Lua

19/09 - Ocultação de Marte pela Lua

19-20/09 - Ocultação de Kow Kin (mag. 3,9) pela Lua

20/09 - Ocultação de Acrab (mag. 2,6) pela Lua

        Sugerimos também a leitura das matérias sobre essas ocultações na última edição do Boletim Observe! do NEOA-JBS, nas páginas 3 e 4.

        Veja aqui o formulário de reporte de ocultações lunares. Os formulários preenchidos devem ser enviados para bgiacchini ARROBA yahoo.com.br .

Página Principal