Seção de Ocultações da REA

Ocultações de estrelas por asteróides

Ocultações de estrelas por asteróides, visíveis no Brasil


Julho/2016

            Selecionamos, dentre as ocultações de estrelas por asteróides elencadas por Steve Preston em sua página, aquelas cuja faixa de visibilidade passará sobre o Brasil. Cada mapa abaixo mostra as ocultações visíveis em um certo período (entre uma semana e dez dias) do mês. A faixa central de uma ocultação é representada por duas linhas sólidas paralelas, enquanto que a linha central é indicada por uma linha pontilhada. Como os mapas não indicam as faixas de incerteza (1-, 2- e 3-sigma) eles servem apenas para indicar aproximadamente a faixa de visibilidade. Se seu observatório está localizado nas proximidades de uma faixa do mapa, você deve consultar mapas específicos para ver em qual faixa de incerteza você se encontra. Cada trajetória do mapa é rotulada pela data do evento (ano, mês, dia) e pelo número do asteróide envolvido. Com essas informações do rótulo você poderá obter mais detalhes sobre determinada ocultação consultando a tabela que sucede cada mapa. Os mapas específicos de cada evento podem ser obtidos, por exemplo, na página de Derek Breit (na coluna GoogleMap). Os círculos nos mapas representam as capitais dos estados.
            As colunas da tabela indicam, nesta ordem, a data (ano, mês, dia) da ocultação, o horário aproximado de ocorrência em Tempo Universal (o horário preciso para a sua localidade pode ser solicitado, via e-mail, bgiacchini ARROBA yahoo.com.br), o diâmetro do asteróide (diâmetros real e aparente), a duração máxima da ocultação, a magnitude da estrela (ou do asteróide, caso esta seja menor que a da estrela), a queda de magnitude prevista (em magnitudes visual e R), a elongação solar da estrela, o percentual do disco planetário iluminado (para ocultações por planetas), o número da estrela (e o catálogo de referência), a indicação de duplicidade (w, d) ou variabilidade (v) da estrela, número e nome do asteróide.
            Logo depois da tabela disponibilizamos um arquivo GoogleEarth com os mapas das ocultações constantes na tabela (e no mapa que a precede).
            Para mais informações consulte as páginas de referência, listadas no final desta página, ou entre em contato pelo endereço (bgiacchini ARROBA yahoo.com.br).





Arquivo para GoogleEarth


Arquivo para GoogleEarth


Arquivo para GoogleEarth


            Recomendamos àqueles interessados na observação e registro das ocultações de estrelas por asteróides o programa OccultWatcher, desenvolvido por Hristo Pavlov. Além de calcular as previsões de ocultações para um dado lugar, ele possibilita o contato entre os observadores que tentarão observar determinado fenômeno, sendo útil na organização de campanhas observacionais mesmo a nível internacional.


            Sugestões de páginas:

            Steve Preston: www.asteroidoccultation.com 

            Derek Breit: www.poyntsource.com/New/index.htm 

            OccultWatcher (Hristo Pavlov): http://hristopavlov.net/OccultWatcher/OccultWatcher.html 




Página Principal