Seção de Ocultações da REA

Campanha: Quaoar 3-4 de Maio

Data: noite do 3 para o 4 de Maio de 2011

Horário: aproximadamente às 02:38, Tempo Universal (23:38, hora de Brasília)

Magnitude da estrela: 15,7

Duração máxima prevista: 46s.

Queda de magnitude prevista: 3,35m.

Apresentação:

        Na noite do 3 para o 4 de Maio próximo o transnetuniano (50000) Quaoar irá ocultar uma estrela de magnitude visual 15,7 na constelação da Serpente. Previsões recentes indicam que a ocultação tem grande probabilidade de ser visível nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, conforme mostram as figuras 1 e 2. As figuras 3 e 4 são fotografias do campo estelar em questão.

        A baixa magnitude da estrela restringe essa observação a telescópios equipados com dispositivos como câmeras de vídeo ou CCD.

        Um fato interessante sobre o Quaoar é que ele possui um satélite. Isso torna a observação dessa ocultação ainda mais valiosa, com a possibilidade de ocorrência de uma ocultação secundária, causada pelo satélite. Essa segunda ocultação pode ocorrer até cerca de 10 minutos antes/depois da ocultação principal.

Algumas dicas de observação:

        - A grande distância, o fraco brilho e a descoberta relativamente recente destes objetos faz com que suas órbitas sejam mal conhecidas. Por conta disso há possivelmente um erro de previsão da posição da sombra sobre a Terra. Por isto é importante que haja o maior número possível de observadores espalhados por uma grande área, aumentando assim a chance de sucesso em alguma localidade. 

        - As coordenadas das estrelas a serem ocultadas estão impressas nos mapas, logo abaixo de ra___dec___J200_candidate.

        - Mapas do céu no entorno da estrela podem ser conseguidos em http://archive.stsci.edu/cgi-bin/dss_form , colocando as coordenadas da estrela.

        - Comece a observar 30 minutos antes do evento e pare só 30 minutos depois, uma vez que incertezas na posição podem levar a grandes diferenças de instante central.

        - Realize testes (se possível na noite anterior) de apontamento, guiagem, aquisição de imagem.

        - NÃO DEIXE DE NOS ENVIAR UM RELATÓRIO de observação em qualquer caso, seja tempo fechado, problemas técnicos ou ocultação negativa ou positiva.

        - Certifique-se de utilizar uma fonte de sinal horário segura para a determinação dos horários de ocorrência da ocultação. Sugerimos programas como o Beeper Sync, ou o do Observatório Nacional, ou ainda o telefone (21) 2580-6037, do ON.

        - O tempo de exposição deve ser curto, tipicamente integrações não maiores que 5 segundos. Mas varia conforme a duração do evento e a precisão fotométrica necessária.

        - Evite tempo morto entre as imagens. Por exemplo, não há muita vantagem em ter uma exposição de 1s se o tempo de para se ler/salvar o arquivo for 6s, pois a maior parte dos fótons serão perdidos. Neste caso é melhor ter um tempo de exposição de 6s, para que pelo menos 50% dos fótons sejam coletados. Se possível utiliza somente um pequena área do CCD onde estejam a estrela de ocultação e de calibração. Isto reduz o tempo de descarga da imagem.

        - Cuidado que alguns detectores (câmeras de video, webcams,...) tentam compensar automaticamente as variações de brilho. Procure desativar tal função, e ajuste o GAMMA = 1 ( ou "NO GAMMA").

        - Certifique-se que o tempo registrado em cada imagem corresponde à um tempo absoluto (http://pcdsh01.on.br). Para isto sugerimos o uso de gps, quando possível, ou programas para a sincronização do relógio do computador (http://pcdsh01.on.br/SincronismoPublico.html ou AboutTime por exemplo). Isto é muito importante para a reconstrução da geometria do evento a partir de várias estações.

        - Tome bias (exposições rápidas com o obturador fechado) e flats (imagens de uma placa branca homogeneamente iluminada).

        - Qualquer dúvida escreva para felipe.ribas arroba obspm.fr e/ou bgiacchini arroba yahoo.com.br

FORMULÁRIO DE REPORTE - clique aqui.


Figura 1: previsão com base em observações do dia 24-26/04/11.
Figura 2: previsão com base em observações do dia 06/04/11.


Figura 3: campo 20x20min. Figura 4: campo 5x5min.

Contato

Breno Loureiro Giacchini -  bgiacchini arroba yahoo.com.br

Felipe Braga Ribas - felipe.ribas arroba obspm.fr


Página Principal