Artigo sobre Cometa C/2007 N3 Lulin
     A Secção de Cometas/REA forneceu informações ao jornalismo do Estado de S. Paulo e parte do texto foi incluído nesta reportagem:

     http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid322159,0.htm

          Confira o texto original enviado ao Estado de S. Paulo bem como as cartas de busca:

Prezado Sr Carlos,

Segue as informações básicas sobre o Cometa Lulin além das previsões de visibilidade para São Paulo.

O Cometa Lulin foi descoberto em 11 de julho de 2007 pelos astrônomos Quanzhi Ye e Chi Sheng Lin. O nome Lulin é referente ao Programa de Observação do Céu ao qual Chi Sheng Lin pertence (Lulin Sky Survey). O cometa já passou pelo ponto mais próximo do Sol no dia 10 de janeiro de 2009. Mas a maior aproximação com a Terra ocorre no dia 24 de fevereiro de 2009 quando estará cerca de 61 milhões de quilômetros do nosso planeta. E o mês de fevereiro será o de melhor visibilidade deste cometa.
Em 15 de fevereiro o cometa estará próximo de Spica, estrela de primeira magnitude da constelação da Virgem. Apesar do cometa nascer às 22 horas da noite, a melhor hora de visibilidade será durante a madrugada, mais especificamente às 3 horas da manhã. Felizmente o cometa nasce cada vez mais cedo ao longo do mês. Uma bela conjunção entre o cometa e o planeta Saturno está marcada para a noite de 23 de fevereiro quando será visível durante toda a noite. Por fim, na noite de 27 de fevereiro o cometa visita outro astro de 1ª magnitude - a estrela Régulus da constelação do Leão.

Embora seja classificado como um astro "brilhante" entre os observadores de cometas, recomenda-se observar o Cometa Lulin por meio de binóculos e em locais longe de poluição luminosa. A razão é simples: o cometa tem o aspecto de um astro nebuloso e a sua visibilidade é fortemente prejudicada pela iluminação das grandes cidades. Dentre os binóculos apropriados para observar cometas podemos citar os modelos 7x50 e 10x50 (respectivamente 7 e 10 vezes de aumento, o número 50 significa o diâmetro da lente principal, a objetiva, de 50 mm). Em caso de dúvidas quanto a localização do cometa durante o mês de fevereiro, recomenda-se o leitor a entrar em contato com as diversas associações de astronomia, tanto em São Paulo como em todo o Brasil. É que estamos comemorando o AIA2009 - Ano Internacional da Astronomia, e as asssociações de astronomia promovem várias atividade observacionais em locais públicos.
Para saber qual a associação mais próxima de sua localidade, consulte a "Lista de Nós Locais" no site oficial do AIA2009 http://www.astronomia2009.org.br


Outras informações sobre o Cometa Lulin estão no site
http://www.rea-brasil.org/cometas/07n3.htm


Explicação das figuras anexadas (arquivo lulin.zip) :

Figura 1: Mapa para localização das constelações de Leão e Virgem a partir do Cruzeiro do Sul

Figura 2: Mapa para localização do Cometa Lulin para as noites de 12 a 27 de fevereiro. As posições do cometa são para as 23:00 horário local de São Paulo (= Hora de Brasília)

Figura 3: Imagem do Cometa Lulin obtida em 31 de janeiro de 2009 por Wilton Costa, de Brasília/DF.



    Todas as informações desta página são ©2009 Costeira1 e Cometas/REA

                                   (volta)